quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tipos de ciúmes
Tipos de ciúmes. O ciúmes nada mais é que insegurança e medo – real ou não – de perder o ser amado. Muita gente diz que um pouquinho de ciúmes não faz mal a ninguém e inclusive apimenta a relação, o problema é quando essa falta de confiança em si mesmo se torna mais grave e essa pimentinha faz da vida do casal, um verdadeiro inferno.
Devemos lembrar também que muitas são as pessoas que provocam propositalmente ciúmes no outro criando sentimentos difíceis de serem superados.
Existem basicamente três tipos de ciúmes diferenciados pelo sentimento que os origina; ciúmes normais, ciúmes projetados e os delirantes. Veja em qual tipo de ciúmes se encaixa o seu:
Os ciúmes normais são aqueles gerados pela própria insegurança do individuo, por medo de perder o companheiro (a) ante uma terceira pessoa. Considera-se normal quando realmente há uma razão para senti-lo. Quando esse ciúme é gerado sem nenhum motivo podem ser considerados patológicos ou obsessivos.
Os ciúmes projetados são aqueles que surgem quando a própria pessoa tem vontade trair o parceiro, porém ao reprimir-se acaba – de forma inconsciente – criando impulsos de infidelidade no outro, como se essa pessoa quisesse lhe ser infiel.
Já os ciúmes delirantes vêm carregados de desejos homossexuais. Surgem do sentimento de ser infiel ao seu companheiro, mas com uma pessoa do mesmo sexo. A pessoa acaba utilizando um mecanismo para negar esse desejo homossexual refletindo sua vontade no parceiro “não sou eu que desejo a esse homem, mas sim minha esposa”

Nenhum comentário: