quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sexo oral e câncer de boca. De acordo com pesquisa publicada recentemente pelo British Medical Journal, a prática de sexo oral em mais de quatro pessoas ao longo da vida aumenta em até três vezes as chances de se desenvolver câncer de boca.
A causa estaria na presença do Papilomavírus Humano (HPV), também relacionado a mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero. A pesquisa foi feita com 10 mil pessoas.

Para detectar a doença, caso não haja alterações na cavidade bucal uma visita anual ao odontologista é suficiente. João Nunes, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no Distrito Federal e médico do Centro de Câncer de Brasília, recomenda atenção extra para lesões na boca com aspecto branco-nacarado e que não melhoram com o tempo.
Além do câncer de boca e de colo de útero, o HPV também está ligado aos cânceres de pênis e canal anal. A prática de sexo seguro é a medida preventiva, com o uso do preservativo. No caso do sexo oral, recomenda-se o uso de preservativos para o homem – o mercado já oferece camisinhas com sem o sabor do látex – e plástico filme para mulheres.

Nenhum comentário: