quinta-feira, 12 de maio de 2011

Como falar sobre sexo com seu filho adolescente.
Numa conversa descontraída e interativa, o educador, consultor e palestrante Marcos Ribeiro dá todas as dicas e informações para ajudar os pais a construírem uma relação mais próxima com seus filhos nessa que é uma das etapas mais importantes da vida. Lançamento, pela Editora Planeta, acontece no dia 12 de abril, na Saraiva Mega Store do Norte Shopping.
Camisinha, gravidez, aids, masturbação, além de drogas e bullying… Não tem jeito: se os pais quiserem construir laços de respeito e confiança com seus filhos, e que eles cresçam bem informados e saudáveis, o diálogo ainda é a melhor solução. Mas será que os adultos sabem como falar sobre esses assuntos com naturalidade, levando em conta não apenas o que acham certo, mas também o que seus filhos esperam? Para ajudar nesse difícil momento, o educador Marcos Ribeiro dá todas as orientações em Conversando com seu filho adolescente sobre sexo (Editora Planeta / selo Academia, 176 páginas, R$ 19,90). Ele irá assinar a obra no dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 18h30, na Saraiva Mega Store do Norte Shopping – Av. Dom Helder Câmara, 5080.
Professor, palestrante na área de educação sexual e coordenador geral do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES), no Rio de Janeiro, Marcos Ribeiro aposta em uma regra básica para a educação sexual dos filhos:diálogo + respeito + confiança + limites na hora certa. Ele diz que a conversa sobre sexo deveria ocorrer desde a infância. Mas se não foi o que aconteceu, “antes tarde do que nunca”.
O ideal é aproveitar as situações do dia a dia, ao invés de entrar com tudo no assunto. Isso significa “um comentário em casa, o que você ouviu de um dos colegas dele, a notícia da TV, um tema abordado num dos programas para jovens e tantas outras oportunidades”. Para o autor, não deve haver a divisão pai-filho, mãe-filha. “Tanto o garoto como a garota devem conversar com os dois” – respeitado-se, claro, o grau de intimidade maior com um ou com outro, o que é normal nas relações familiares.
O livro aborda assuntos como o que é a adolescência, as mudanças que acontecem nocorpo dos adolescentes durante essa fase, a diferença de tratamento dedicado ao filho e à filha, a descoberta da sexualidade e o começo dos relacionamentos. Marcos Ribeiro também mostra como tratar a questão da homossexulidade, da gravidez na adolescência e da prevenção à Aids, o que fazer quando um filho está usando drogas, como lidar com as várias faces da violência – física, moral, sexual, etc –, e com o bullying.
O prefácio da obra tem a assinatura de uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Adolescência da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: