Engravidar na menstruação é possível? É uma pergunta que muitas mulheres se fazem e uma preocupação de muitas que tiveram relações sexuais durante a gravidez e depois enfrentam algum retraço em sua regra.
Ao respeito deste assunto já recebemos muitas e muitas perguntas ,e a resposta é que isto é possível sim, só que muito improvável, mas quem se fia do improvável. Alguns fatores podem aumentar estas probabilidades, quais são eles?
Seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto -- o período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte –, para que a data da ovulação fosse bem próxima da época do sangramento inicial, ou ainda uma menstruação que durasse bastante.
A concepção ocorre quando um óvulo e um espermatozoide se encontram em uma das trompas. Em algum momento no meio de um típico ciclo menstrual de 28 dias, geralmente entre o 12o e o 16o dia, um óvulo amadurece em um dos ovários. O ovário libera então o óvulo até o abdome, onde ele é rapidamente recolhido pela abertura em forma de tulipa da trompa (ou tuba uterina) mais próxima.
Geralmente, quando você menstrua, um outro óvulo já está se desenvolvendo em preparação para o ciclo recomeçar. Mas a questão é que o ciclo de cada mulher tem uma duração diferente. Muitas têm ciclos de 28 dias, enquanto outras de somente 22. Neste caso, é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. E considerando que o espermatozóide pode se manter vivo no trato reprodutor por até três dias, é teoricamente concebível haver um encontro com o óvulo maduro.
Por exemplo: você ficou menstruada no dia 1o. e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava sangrando um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozoide pode sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, e aí você terá “engravidado menstruada”.
É possível ainda confundir um pequeno sangramento entre menstruações (no período fértil) com uma menstruação de fato. Se você tiver algum sangramento desse tipo, não deixe de procurar um ginecologista.
O tempo que leva para um óvulo amadurecer no ovário varia, por isso o dia da ovulação pode mudar bastante. Há até testes de ovulação de farmácia que medem o período fértil através de níveis de estrogênio, em vez de quantidade máxima do hormônio luteinizante, ou LH, a substância que provoca a saída do óvulo de dentro do folículo. Se isso for considerado, o período fértil pode parecer que começa um pouco mais cedo no ciclo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário